Oi, gente!!!

 

Para quem acompanha a fan page, viram que meu amanhã durou 72 horas, né?! me perdoem, mas a correria está grande. Postei a foto e deixei vocês só na vontade, mas aqui estou. :))

Vamos lá! Essa receita surgiu a partir do que eu tinha em casa, fui misturando, mais ou menos conheço o ponto da massa de bolinhos e foi tomando forma. Ficou muito fofinho e bem suave o gosto de cenoura, quase não se percebe.

 

Ingredientes para os bolos:

– 1 xícara de farinha de arroz;

– 1 xícara de polvilho doce;

– 1/2 xícara de creme de arroz;

– 1 colher de chá bem rasa de goma xantana ou cmc;

– 1 1/2 xícara de açúcar (usei demerara);

– 1 cenoura grande;

– 2 ovos grandes (pode substituir por 2 colheres de sopa de linhaça triturada ou farinha de linhaça com 6 colheres de sopa de água morna);

– 1 copo cheio de leite, +- 200/250 ml – depende do tamanho dos ovos (pode ser normal, zero lactose ou vegetal);

– 1/2 xícara de óleo vegetal (usei de girassol);

– 1 colher de sopa bem cheia de fermento químico (para bolos).

 

Ingredientes para a calda:

– 4 colheres de sopa de cacau em pó (usei 100%);

– 3/4 xícara de açúcar (usei demerara);

– 1 colher de sopa de manteiga ou margarina (de preferência por usar manteiga ghee ou margarina becel);

– 120 ml de leite ou água.

 

Preparo dos bolinhos:

Usei a batedeira planetária com a raquete, a pá intermediaria para massas médias. Comece misturando a farinha de arroz, o polvilho doce, o creme de arroz (é uma farinha também), a goma xantana e o açúcar. Mexa com uma colher no bowl da batedeira até tudo ficar bem integrado. Agora use o liquidificador, coloque os ovos, o leite, a cenoura descascada e cortada em pedaços grandes e o óleo. Bata tudo até ficar homogêneo e despeje no bowl da batedeira, comece na velocidade 1 até envolver os secos e molhados, depois passe para velocidade máxima por 3 minutos. Desligue, acrescente o fermento e bata na velocidade 2 por segundos até integrá-lo. despeje em forminhas, usei forminhas de silicone, rendeu 18 bolinhos. Nas forminhas de silicone não precisa untar. Leve em fogo médio (por volta de 230°) por 25 – 35 minutos. Enquanto assa os bolinhos, vamos preparar a calda! 🙂

 

Preparo da calda:

Em uma panela coloque todos os ingredientes e vá mexendo de vez em quando, até a calda engrossar no ponto de sua preferência, o processo leva em torno de 10 minutos.

Depois de desenformar e esfriar um pouco os bolinhos, cortei o miolo deles e coloquei a calda dentro, mas se você preferir, pode regar na hora de servir ou não cortar o meio dos bolinhos, mas a massa irá absorver menos a calda. Também pode usar a sua imaginação. O que será que vai sair de novo??! Estou curiosa para saber, venham aqui me contar!! :))

 

Um abraço e bom apetite!

facebooktwittergoogle_pluspinterestlinkedintumblrmail